Dissertações e Teses
-
2019
- As tecnologias no ensino de Ciências: Os desafios dos professores corregentes dos Anos Iniciais
- Juciele Gemin Loeper
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- Construção de um perfil conceitual de Formação Continuada de Professores: Constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos
- Bruno Augusto Teilor
- Orientador: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns Zimer
- O ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: Um olhar para currículos do Curso de Licenciatura em Pedagogia
- Raquel de Abreu Fochesato Quidigno
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- Co-orientador: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns Zimer
- As tecnologias no ensino de Ciências: Os desafios dos professores corregentes dos Anos Iniciais
-
2018
- Uma estratégia de ensino metacognitiva: Contribuições para o Perfil Conceitual de Força de licenciandos em Física
- Tatiele Chicóra
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- O trabalho colaborativo numa concepção dos tempos pedagógicos na Educação Básica
- Renato Pereira da Silva
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- Competências docentes em Tecnologias de Informação e Comunicação na prática de docência em ensino de Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior: Uma proposta utilizando software livre para simulação em Física
- Marcela Elisa Droguett Jara
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- A metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemática
- Luciana Röder
- Orientador: Prof.ª Dr.ª Tania Teresinha Bruns Zimer
- O jogo matemático na sala de aula: Um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural
- Anvimar Galvão Gasparello
- Orientador: Prof.ª Dr.ª Neila Tonin Agranionih
- Uma estratégia de ensino metacognitiva: Contribuições para o Perfil Conceitual de Força de licenciandos em Física
-
2017
- Licenciatura em Ciências no contexto da UFPR Setor Litoral: Processos identitários na Formação Inicial docente
- Bruno da Silva Piva Picon
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- O ensino de Ciências e a transposição didática: Do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Luciana de Moraes Jardim
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- A história e filosofia da Ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre Eletromagnetismo na formação de Engenheiros
- Fernanda Fonseca
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- Licenciatura em Ciências no contexto da UFPR Setor Litoral: Processos identitários na Formação Inicial docente
-
2016
- O jogo de RPG digital como material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos em cinemática
- Celso Anderson Guedes Cardoso
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- Formação Inicial de Professores de Física: Estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre Astronomia com inserções de Jogos Teatrais
- Rodrigo Madeira Fernandes da Silva
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a Formação Inicial de Professores de Química no contexto do PIBID
- Franciellen Rodrigues da Silva Costa
- Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
- O jogo de RPG digital como material potencialmente significativo para a aprendizagem de conceitos em cinemática